alongamento-beneficiosO exercício de alongamento é comumente utilizado e amplamente difundido, observamos em academias e locais públicos, que a prática deste exercício é quase que uma unanimidade antes de qualquer prática de esportes, como musculação, caminhada e outros. Este fenômeno é explicado pela crença popular e consequente divulgação por parte dos profissionais de possíveis benefícios advindos do alongamento, tais como profilaxia para lesões e dores musculares.

 

Porém estudos que vem sendo realizados desde a ultima década, tem demonstrado que os efeitos do alongamento não são tão benéficos como se preconiza há anos.  Médicos e especialistas americanos vêm estudando o exercicio e segundo o Doutor  Andersen, não há evidencias fisiológicas que confirmem que o alongamento pode prevenir lesões musculares. Outros pesquisadores afirmam que os exercícios de alongamento representam uma grande solicitação para a estrutura elástica das fibras musculares e podem ser a causa de lesões musculares. Além disso, pesquisas também registram efeitos adversos na performance de atletas e praticantes de musculação, onde ocorre a diminuição momentânea de força após exercícios de alongamento, como citado nos estudos do Professor Paulo Gentil da Universidade de Brasilia.

 

O alongamento é uma prática como tal, que por décadas se tornou a companheira fiel de qualquer atividade física. Como lido em uma bíblia ou como um mandamento fundamental do esporte, o alongamento vêm sendo utilizado pelos praticantes de exercícios físicos como a melhor forma de se preparar para a atividade, acreditando-se que terá a função de preparar o corpo e as estruturas para toda e qualquer intempérie das sessões de treino, além de ser um agente profilático das dores conseqüentes do treinamento. alongamento1

 

Porém a literatura atual, preocupada em estudar e se aprofundar em temas como este, versa que os alongamentos não possuem as funções tanto pregadas por décadas. Inúmeros autores mostraram a ineficácia dos alongamentos com forma de prevenir lesões e quando aprofundaram seus estudos ainda descobriram uma grande influência negativa sobre a produção de força, um importante achado que revoluciona algumas práticas no esporte de alto nível.

 

É confirmado que o exercício de alongamento tem grande influência sobre os níveis de flexibilidade, apesar de não ser a única maneira de se incrementar essa capacidade física.

alongar3Diante deste quadro se faz necessário uma pesquisa esclarecedora que traga componentes comprobatórios destes recentes achados, para que a prática de alongamentos seja mais elaborada e entendida por parte dos estudantes, futuros profissionais e profissionais que já atuam e tanto prescrevem esses tipos de treinos.

 

Rafael de Souza

Anúncios