As pessoas costumam voltar à academia após um período afastadas com certa revolta, por conta de terem perdido tudo aquilo que tinham conquistado.

O fenômeno do destreinamento é um fato comprovado, que respeitando a grande lei da individualidade biológica, é perceptível mais em uns de que em outros. Por isso pode-se ocorrer em algumas semanas ou ao longo dos anos.

Segundo o professor Ph.D, do Colorado College, Steven Fleck, o destreinamento é um processo de descondicionamento que afeta o desempenho, porque diminui a capacidade fisiológica. Ou seja, quando interrompemos nossa rotina de treinamentos as estruturas do nosso corpo que haviam se desenvolvido através dos estímulos específicos, tendem a regredir para um estágio de menor atividade fisiológica.

Contudo pessoas que têm como objetivo a qualidade de vida ou até mesmo a estética, não devem encarar o destreinamento como fator desmotivante. Parar de treinar foi um erro, mas para todos os erros existem correções.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva, realizou uma pesquisa com três grupos distintos de idosos, levando em consideração a prática de exercícios físicos. O primeiro grupo consistia de idosos que treinaram por toda a vida, mas interromperam a prática após a velhice. O segundo grupo era composto por idosos que nunca treinaram quando jovens, mas tinham iniciado a rotina de treinos na velhice. E no último grupo constavam idosos que nunca haviam treinado.

Segundo os estudos do Colégio Americano de Medicina Esportiva, o segundo grupo era o que apresentava os melhores fatores e variáveis que influenciavam positivamente na qualidade de vida dos idosos. Este fato contribui para reforçar que o destreinamento não deve ser tratado como um fator desmotivante.

É importante se conceber a idéia dos benefícios do treinamento físico e como esses benefícios se vão com a interrupção dos exercícios. Desta forma, a maneira mais coerente de se pensar e encarar os treinamentos, é que eles são parte de sua vida e devem perdurar junto com você.

“Keep Fit, Be Healthy”

Rafael de Souza

Anúncios