DOR MUSCULAR

Geralmente o primeiro desconforto relatado por novos praticantes de musculação é a dor muscular.

Sentir dor após uma série de exercícios de força é normal, ainda mais em iniciantes. A dor ocorre pelo simples fato de seus músculos estarem sendo sobrecarregados acima do normal.

Podemos sentir dor de forma aguda, durante ou imediatamente após os exercícios, isto por conta de isquemia ou acúmulo de metabólitos no tecido muscular. Porém o desconforto maior se dá de 24 a 48 horas após a sessão de exercícios, este fenômeno é conhecido como Dor Muscular Tardia (DMT).

A DMT parece estar relacionada intimamente com as micro lesões que ocorrem ao tecido muscular após uma sessão de treinamento. Desta forma, uma inflamação aguda seria o principal mecanismo causador da dor.

Apesar de tudo, o desconforto pode ser evitado. Exercícios de aquecimento específico nas máquinas onde ocorrerá a sessão de treino com cargas leves, podem prevenir a dor. Há uma grande corrente de especialistas que descredita o alongamento estático para tal fim, podendo ser executado apenas para aliviar a dor quando estaestiver presente.

Devemos contudo, agir com prudência, por isso qualquer desconforto que dure mais de três dias deve ser relatado a um médico ortopedista, principalmente se esta dor tiver gênese em articulações do corpo.

A dor muscular não deve ser um motivo para falta de estímulo ou medo da musculação. Como afirmado anteriormente, é uma resposta natural do nosso corpo às adaptações do treino, que nos fazem se desenvolver e ficarmos mais fortes.

Rafael de Souza

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